Arquitectura de Computadores
"O computador pode ser definido como uma máquina capaz de efetuar cálculos complexos em grandes quantidades e altas velocidades".
Existem vários parâmetros para a classificação dos computadores, entretanto o que mais nos interessa é quanto ao tipo de processamento. Assim, eles podem ser classificados em:
- Analógicos: processam sinais elétricos, sua programação é integrada aos circuitos,
- Digitais: utilizam dígitos binários para representar a programação
- Híbridos: reúne as características de ambos, possui conversores analógico/digital
Para Tannenbaum "Um computador digital é uma máquina capaz de solucionar problemas através da execução de instruções que lhe são fornecidas".
As instruções, geralmente armazenadas na memória, formam uma seqüência e recebem o nome de programa (software). O processador, por sua vez, "lê" estas instruções e executa a tarefa especificada. O que estaremos desenvolvendo é o estudo da arquitetura de um computador digital observando sua parte física (hardware) e lógica (Software).
2. Linguagem de Programação
O processador de um computador digital só reconhece dois níveis de sinais elétricos, alto e baixo (l ou 0). Desta forma para enviarmos instruções para o processador devemos escrevê-las em códigos formados por um conjunto de sinais elétricos compostos de níveis altos e baixos. Uma seqüência adequada de sinais altos e baixos irá constituir-se em uma instrução. Entretanto escrever instruções no formato de sinais elétricos, aliado a pequena quantidade de instruções disponíveis, torna o processo longo e complexo. Esta forma de escrever é chamada de linguagem de máquina.
Para facilitar o processo de desenvolvimento de programas são criados programas (conjunto de instruções) voltados para fazer interface entre o processador e o programador.
Este programa torna-se uma nova linguagem na qual novos programas são escritos.
Há duas técnicas para o desenvolvimento de novas linguagens. A