Arpa net
“Na década de 1960, existia um grande computador, que através dos terminais trocavam arquivos entre eles. Cada pessoa dessas pequenas “comunidades” eram como ilhas isoladas umas das outras.
A arpa deu uma passo crucial para o mundo online, que hoje conecta um terço da população mundial.
OBJETIVO
Seu objetivo era interligar as bases militares e os departamentos de pesquisa americano.
Em 1962 o líder da ARPA (Advanced Research Projects Agency) Licklider que tinha o sonho de construir uma rede de computadores que permitisse o trabalho cooperativo em grupos, mesmo que fossem integrados por pessoas geograficamente distantes. Esta rede teve o seu berço dentro do Pentágono e foi batizada com o nome de ARPANet. A ARPANet foi totalmente financiada pelo governo Norte-Americano, durante o período que ficou conhecido como Guerra Fria.
Com a intenção de criar uma rede que não pudesse ser destruida, não havendo central e não podendo ser destruída por nenhum ataque localizado.
Na verdade, qualquer defeito de equipamentos na rede não apenas não interrompe o seu funcionamento como adicionalmente nem chega a interromper sequer as comunicações entre processos em curso na hora da avaria, desde que permaneça em funcionamento alguma conexão física entre os dois processos. Isto resulta na robustez extraordinária da rede Internet.
O inicio da ARPANET.
Em 1969 iniciou-se a ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network) uma rede onde novas aplicações eram experimentadas. Inicialmente ligando quatro universidades permitindo os cientistas partilhar remotamente informações e recursos. Na universidade de Los Angeles, começa a funcionar o primeiro nó, ou seja, o primeiro ponto de interseção de dados. De certa forma também é conhecido como o primeiro “servidor”, no mês de outubro é incorporado o segundo nó e em novembro e dezembro os seguintes.
As ligações da ARPANET usavam linhas telefônicas dedicadas à velocidade de 56 Kbps. Seus elementos