A galáxia da internet reflexões sobre internet, negócios e sociedade castells, manuel
O objetivo desse departamento definido por seu primeiro diretor Joseph Licklider era estimular a pesquisa em computação interativa, a montagem da Arpanet foi uma maneira de permitir aos vários centros de computadores e grupos de pesquisa.
Para montar uma rede interativa de computadores, o IPTO valeu-se de uma tecnologia revolucionária de transmissão de telecomunicações, a comutação por pacotes, desenvolvida independentemente por Paul Baran na Rand Corporation (um centro de pesquisas californiano que trabalhava para o Pentágono) e por Donald Davies.
Em 1972 a primeira demonstração bem sucedida da Arpanet teve lugar numa conferência internacional em Washington.
O passo seguinte foi tornar possível a conexão da Arpanet com outras redes de computadores. Para que pudessem falar umas com as outras, as redes de computadores precisavam de protocolos de comunicação padronizados. Com o projeto do protocolo de transmissão (TCP). Em 1978 o TCP foi dividido em duas partes acrescentando um protocolo intra-rede (IP), que gerou o protocolo TCP/IP, o padrão segundo o qual a Internet continua operando até hoje.
Em 1983 o departamento de defesa, preocupada com possíveis brechas de segurança resolveu criar a MILNET, uma rede independente para uso de militares específicos. A Arpanet tornou-se ARPA-INTERNET, e foi dedicada a pesquisa.
Na década de 1990 a maioria dos computadores nos EUA tinha capacidade de entrar em rede o que lançou os alicerces para a difusão da interconexão de redes, em 1995 o caminho para a operação privada da Internet foi aberto.
Em 1977 dois estudantes de Chicago, Ward Christensen e Randy Suess, escreveram