AROM TICOS
Conceito O anel aromático é caracterizado pela existência de seis átomos de carbono e seis átomos de hidrogênio ligados em uma disposição espacial de ligações simples e duplas que se alternam. Os compostos aromáticos, também chamados de arenos, possuem a polaridade baixa, característica essa que faz com que sejam insolúveis em água. Porém, são solúveis em solventes apolares, como o éter e tetracloreto de carbono, por exemplo. Existem em grande quantidade na natureza, e em condições ambientes esses hidrocarbonetos podem se apresentar na fase líquida ou gasosa. Exemplos de aromáticos :
Obtenção O alcatrão da hulha (é um líquido escuro e viscoso que cheira a naftalina. É formado pela união de hidrocarbonetos aromáticos, bases nitrogenadas e fenóis) é a melhor fonte natural de compostos aromáticos. A hulha é uma variedade do carvão mineral, e pode ser destilada. Óleos leves (até 160 °C) - benzeno, tolueno, xileno.
Óleos médios (160 – 230 °C) - fenol, piridina, naftaleno.
Óleos pesados (230 - 270° C) - cresóis, naftóis, anilina.
Óleos de antraceno (270 - 360 °C) - antraceno, fenantreno. Exemplos de aromáticos e suas aplicações Os aromáticos são essenciais na indústria, são usados como matéria-prima para obtenção de muitos produtos químicos. Possuem destaque nas indústrias farmacêuticas, alimentícias, de inseticidas, de corantes e tintas. Além disso, são utilizados como solventes e na fabricação de explosivos.
Benzeno (C6H6) : é um líquido incolor, volátil, inflamável e muito tóxico. É um composto altamente perigoso que não deve ser inalado. Pode causar sérias doenças, inclusive leucemia.
Obs: a maioria dos aromáticos são perigosos à saúde. Além do benzeno, há também o benzopireno, que forma-se sobre a carne assada na brasa e em carnes e peixes defumados, que também é liberado na queima do cigarro.
Tolueno (C7H8): extraído de uma árvore originária da Colômbia,