Introdu O Qu Mica Dos Compostos Arom Ticos
No ano de 1825, Michael Faraday (um cientista inglês), isolou um resíduo oleoso que estava acumulado em tanques que transportavam um gás que era utilizado na iluminação pública de Londres, tal substância hoje é conhecida como benzeno. Esse composto e outros que apesentavam comportamento químico semelhante, foram denominados aromáticos. O benzeno é o composto aromático mais simples, no ano de 1834 Faraday demonstrou que sua fórmula empírica era CH, e alguns anos depois, sua fórmula molecular foi determinada como C6H6.
No ano de 1865, Kekulé propôs uma fórmula molecular para o benzeno que se mostrou correta. Ele sugeriu que os átomos de carbono deviam estar ligados entre si formando um anel. Cada carbono devia estar ligado á um hidrogênio, e as ligações entre os carbonos deviam ser duplas e simples alternadas.
Todas as ligações carbono – carbono têm o mesmo comprimento (140 pm). Essa ligação é intermediária entre uma ligação simples e uma dupla { C – C (~154 pm) e C = C (~133 pm) }. A ordem das ligações C – C no benzeno é de 1,5, o que pode ser representado pela fórmula denominada híbrido de ressonância, em que os 6 elétrons estão deslocalizados, em contraste com a situação dos alquenos, nos quais os elétrons estão localizados em ligação dupla entre dois carbonos. É por isso que a fórmula estrutural do benzeno é frequentemente representada pela estrutura III, em que o círculo corresponde ao sexteto eletrônico ( 6 elétrons π).
Nomenclatura
O nome benzeno deriva-se de uma arvore nativa de Sumatra e Java. Essa arvore produz uma resina que contém o composto denominado ácido benzóico. Os químicos Peligot(1833) e E. Mistschelich (1834), ao aquecerem o ácido benzoico com óxido de cálcio, obtiveram um composto cuja composição (C6H6)e possuíam características físicas iguais a do benzeno. O francês Laurent denominou o composto de benzeno, somente este nome que é permitido aparecer nas literaturas de acordo com a IUPAC.
Alguns