Aroeira e mirra
Rio de Janeiro, 12 de abril de 2013
Alunos: Bárbara Torres e Pedro Leite
3º ano – FG/ ENF
Profª: Valéria
Disciplina: Biologia
Aroeira e Mirra
Mirra
A mirra é uma árvore espinhosa, de folhas caducas, que pode atingir 5 metros de altura, com flores vermelho-amarelo, e frutos pontiagudos. É nativa do nordeste da África (Somália e partes orientais da Etiópia) encontra-se também no Médio Oriente, Índia e Tailândia. Cresce em matas e prefere solos bem drenados e muita exposição ao sol.
A mirra foi, além de ouro e incenso, um dos três presentes dados ao Menino Jesus pelos Reis Magos, no Evangelho de Mateus.
O que é:
Mirra de nome científico Commiphora myrrha, é uma planta medicinal também conhecida como mirra-arábica e incenso. Esta planta medicinal possui propriedades antimicrobianas e adstringentes, que atuam de forma eficaz no tratamento de infecções na pele e na boca.
Propriedades da Mirra:
Antimicrobianas; adstringente; anti-inflamatória; antisséptica; aromática; cicatrizante; desodorante; desinfetante; anestésica; rejuvenescedora.
Para que serve a Mirra:
Fortalecer gengivas; pele envelhecida ou enrugada; acnes; aftas; úlceras; alergias de pele.
Como usar a Mirra:
Chá: Adicionar ¼ de Mirra e ¼ de sal marinho em água fervente, e realizar bochecho uma vez ao dia. Este tratamento é ideal para manter a boca livre de bactérias e tonificar o tecido gengival.
Esta planta medicinal também pode ser encontrada em lojas de produtos naturais em forma de óleo, incenso e repelente para insetos.
Efeitos colaterais da Mirra:
Não foram encontrados efeitos colaterais.
Contraindicações da Mirra:
Mulheres grávidas; Mulheres em fase de lactação.
Aroeira
Árvore pequena. Ramos foliosos, mais ou menos embustecidos. Folhas compostas, imparipenadas. Frutos globulosos, avermelhados, pequenos.
O que é ?
Aroeira de nome científico Schinus molle L, é uma