Resenha
Resenha do Livro: Sabores Perigosos – A História das Especiarias
ANDRÉ SIQUEIRA CESÁRIO
BACHARELADO EM HOTELARIA
São paulo 1º Semestre de 2012
“SABORES PERIGOSOS - A HISTORIA DAS ESPECIARIAS”
ANDREW DALBY, traduzido por Lenita Rinoli Esteves
EDITORA SENAC, São Paulo, 2010
O livro possui dez capítulos, sendo que cada um deles apresenta subtítulos que facilitam a leitura e a tornam mais dinâmica. O autor faz um estudo completo sobre as especiarias, nas duzentas e trinta e duas páginas escritas que contam desde a história, valor econômico e as utilizações das referidas especiarias.
Historicamente as especiarias que foram utilizadas na Europa vieram literalmente do outro lado do mundo, vez que oriundas do Oriente Médio. Temos que, em termos comercias, foram os primeiros produtos que viajaram e cruzaram o mundo. O autor estudou as rotas destes produtos e as novas rotas e descobertas que ocorreu na antiguidade, na busca das especiarias promovidas por grandes navegadores, entre eles, Colombo. Destaca que como consequência de tais viagens novos territórios foram descobertos no continente Americano entre eles o nosso país, o Brasil. Esclarece, também, que realizou vários estudos e pesquisas em antigas escritas e documentos medievais.
Define especiarias como “Plantas aromáticas utilizadas em alimentos, festividades e na medicina”. Fala das primeiras viagens do gengibre, açúcar, olíbano, mirra, almíscar, âmbar – gris, canela, noz – moscada e cravo visitando, assim, a China, Indonésia, Malásia, Egito, África Ocidental e diversos outros países na Europa.
Destaca, ainda, que as especiarias aparecem em vários momentos da