Armazenamento de bits perpendicular
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Sumário
Introdução..............................................................................3 Gravação Perpendicular.......................................................4 Como Funciona..............................................................5 A Tecnologia............................................................7 Conclusão...........................................................10
Introdução
Hoje em dia os Discos Rígidos utiliza um tipo de tecnologia de gravação chamada longitudinal, onde os bits são gravados na superfície magnética lado a lado.
Este tipo de tecnologia de gravação vem sendo utilizado desde o lançamento dos primeiros discos rígidos. No entanto, um novo tipo de tecnologia de gravação, chamada perpendicular, vem sendo utilizada pelos discos rígidos mais novos e que permite uma maior densidade de gravação de dados do que a tecnologia longitudinal.
Para entender como os dados são lidos e gravados nos discos rígidos e em outros dispositivos magnéticos tenha em mente essas duas propriedades do eletromagnetismo:
- Todo condutor cria um campo magnético ao seu redor quando há uma corrente elétrica passando por ele.
- Um campo magnético forte pode induzir corrente elétrica em um fio.
Isso é tudo que você precisa saber para entender como os dados são lidos e gravados em seu disco rígido.
Gravação Perpendicular
A idéia original que resultou nos meios modernos de se registrar informações através de meios magnéticos teve seu início com Valdemar Poulsen, que 1898 criou um gravador que utilizava esse princípio. No gravador criado por Poulsen, era usado um fio de metal que passava perto de um eletro-imã excitado por um microfone de carvão. O fio se movimentava constantemente desenrolando de uma bobina e enrolando em outra, conforme mostra a foto abaixo:
O invento foi constantemente aperfeiçoado, passando