Armazenagem
Layout do armazém
O layout de um armazém é a forma de organização das áreas de estocagem, visando utilizar todo o espaço disponível da melhor maneira possível, facilitando assim a operação no ambiente.
Um layout ideal é aquele que minimiza as distâncias a serem percorridas durante uma operação, tendo uma movimentação eficiente dos materiais, com a maior flexibilidade possível e com custos de armazenagem reduzidos. Sendo assim, a determinação de um fluxo e a melhor disposição dos equipamentos e materiais poderá trazer para a armazenagem de determinado produto um padrão de economia e rendimento.
Para iniciar o planejamento do layout, é necessário saber qual a área de armazenagem, o estoque máximo e mínimo dos produtos, o volume de recebimento e expedição dos mesmos e o método de movimentação dentro do armazém.
No caso de uma estocagem de produtos acabados, uma opção para o layout do armazém é a utilização de estantes ou gondolas. Em caso de uma estocagem de produtos maiores ou grandes volumes uma outra opção são pallets. Os pallets para grandes volumes e em grandes galpões, facilitam a movimentação em grandes quantidades por meio de empilhadeiras.
É de suma importância estabelecer os locais ideais dos produtos a serem estocados de forma estratégica. Definir a melhor localização de cada item de acordo com a demanda e rotatividade de cada um. Isso facilita localização, controle e movimentação dos produtos e a rotatividade do estoque, pois os produtos de maior giro devem ficar em lugares mais acessíveis, para acelerar o processo de expedição e reposição, evitando fadiga, desgaste de equipamentos, perda de tempo de colaboradores e minimizando as perdas da organização.
O planejamento estratégico do layout de um armazém tem os seguintes objetivos:
* Utilizar o espaço existente com maior eficiência possível;
* Providenciar uma movimentação eficiente dos materiais;
* Minimizar os custos de armazenagem;
* Proporcionar