Apolo
A estrutura matricial é uma estrutura organizacional utilizada por organizações que trabalham com projetos, onde cada projeto agrega de vários elementos funcionais. Os trabalhos por projetos, que leva uma empresa e ter uma estrutura matricial em um determinado período de tempo, são bem frequentes em empresas do ramo de engenharia ou publicidade.
Podemos considerar algumas vantagens nas empresas que utilizam as estruturas matriciais:
Qualidade nas decisões de conflitos;
Aumento a motivação gerencial;
Desenvolvimento de gerentes;
Equipe poderá trabalhar com flexibilidade.
Desvantagens:
Tempo para tomada de decisão;
Responsabilidades não são claras;
Grande grau de conflito;
Diluição de prioridades.
Fazendo uma análise entre as estruturas matriciais e a empresa que eu trabalho, posso considerar que pelo nosso ramo de atividade, não utilizamos esse tipo de estrutura, nossa hierarquia é toda vertical, ou seja, no topo da empresa esta o nosso presidente, abaixo dele encontra-se os diretores e em seguida os gerentes que são responsáveis por várias áreas e cada supervisor tem a responsabilidade de apenas uma área e equipe para. Todas as decisões nunca são tomadas por um único supervisor ou gerente, sempre são tomadas de acordo com a hierarquia. Os funcionários recebem um conjunto de diretrizes e ela sempre deve ser seguida, de acordo com a posição em que você se encontra nessa hierarquia.
Temos apenas uma área chamada “Novos Produtos” que trabalha com projetos, ou seja, de acordo com cada produto que a empresa adquiri. Ela tem a responsabilidade de criar os fluxos de documentos, procedimentos e normas, passando pela validação da área de Compliance para verificar se esta de acordo com os critérios exigidos pelo Banco Central, após todo o processo estar validado, esse novo “Produto” poderá passar para a área de acordo com o seu seguimento.