Armazenagem de produtos perecíveis
1 – INTRODUÇÃO
2 – ESTRUTURA DO ARMAZEM
A estrutura dos armazéns tende ser com pisos e portas liso impermeáveis, laváveis, de cores caras e bom estado de conservação. Não podendo ter goteiras, vazamentos, umidades, trincas, rachaduras e descascamento, as portas devem ter fechamento automáticos (molas) e protetor no roda pé. Deve possuir nas janelas de ventilação tela com espaçamento de 2mm e removíveis para a limpeza. A iluminação devem ser uniforme e sem ofuscamento, a ventilação deve garantir o conforto térmico, com renovação de ar para que o local fique livre de fungos, gases, fumaça e odor.
3 - CUIDADOS NA ARMAZENAGEM
Dependendo do tipo de produto ele precisa de cuidado especial, tipo Refrigeração e congelamento que devem ser de acordo com a necessidade e os tipos de alimentos a serem produzidos/armazenados.
Congelados -18ºC a -12ºC Refrigerados 0ºC a 10ºC Secos e salgados temperatura Ambiente. Em geral de 15º a 25ºC.
Dependendo dos produtos armazenados a temperatura deve esta homogenia em todos os compartimentos.
O armazenamento correto é fundamental para manter a qualidade do produto, algumas frutas como abacaxi, abacate, maçã e kiwi não devem ser colocadas próximas por que absorvem o aroma uma das outras.
Não esquecendo de citar a grande importância do cumprimento das normas dos órgãos fiscalizadores ( Vigilância Sanitária), que tende visar (….....)
4 – PROCESSOS DE ARMAZENAGEM.
– Recebimento – o local de recebimento deve ser especificado e suas instalações fisicas deve ser extremamente apropriadas com temperatura correta locais extremamentes higienizados para que não haja problemas de contaminação com o produto. A mão de obra de ser especifica dedido a complexibilidade da conferencia e do valor agregado desse tipo de produto para que seja apenas recebidos produtos com a maxima qualidade para a venda. Separação – O ato de separação