Armazem metalico
1
Prefácio
Lisonjeados e enaltecidos pelo desafio de projectar uma obra de engenharia desta grandeza, dentro da qual há limitações, a responsabilidade de propor a solução mais adequada, em termos sócio - económicos, é maior ainda pelas imensas dificuldades económicas que Moçambique enfrenta. Motivo pelo qual, durante algumas horas, debruçamo-nos sobre qual seria, afinal, o melhor proveito que se poderia ter a partir do aço e sua diversidade de aplicabilidade respondendo consideravelmente todos os requisitos para o problema acerca do qual deveríamos, dentro daquilo que são as nossas capacidades, dissertar, se tivermos em conta que encontramo-nos num País em que a construção em aço, infelizmente, não é tradição.
A construção em aço, além de ser extremamente versátil e durável, está em perfeita sintonia com o conceito de desenvolvimento ambientalmente sustentado. Eis experiências europeias que apresentaram comprovação que a construção com estruturas em aço utiliza tecnologia limpa, reduz sensivelmente os impactos ambientais na etapa de construção e, concluída a obra, garante segurança e conforto aos ocupantes da edificação, de certo modo aportam benefícios para o meio ambiente atendendo às expectativas presentes do consumidor em relação à qualidade de vida de futuras gerações.
O trabalho tem por objectivo fazer uma análise da projecção, implantação e execução, racionalizando os factores que possivelmente agravam a funcionalidade e bem-estar do pessoal que se insere no âmbito do projecto, apesar deste ser apenas didáctico, foi levando em consideração a sua possível implantação criando muito mais sinceridade, integridade e confiança em tudo desenvolvido dentro deste de forma clara, por parte do grupo. Mesmo pela escassez de aço para construção no País com a implementação deste tipo de estruturas será então eliminado tal obstáculo, tornando-o, pelos seus muitos atributos, a