Armas de Competição - José Contador
José Celso Contador – Armas de Competição
Introdução
As armas de competição são meios utilizados pelas empresas para competir num campo, a produtividade, a qualidade de processo e domínio de tecnologia, não são de interesse para o consumidor, porém, o campo da competição indica algo de interesse exclusivamente do comprador, sendo alguns deles a qualidade e preço do produto. Os campos em que a indústria brasileira pode competir são divididos em cinco classes: a competição em preço, em produto, em prazo, em assistência técnica e em imagem.
Um modelo foi criado para aumentar a competitividade da indústria brasileira de manufatura, esse modelo mostra medidas de onde e como a empresa deve atuar para alcançar determinada vantagem. O primeiro grupo de medidas fala sobre o planejamento estratégico e cinco decisões fundamentais: definir a empresa que deseja ter, selecionar os produtos com que abrirá sua concorrência, escolher os mercados onde irá atuar, definir os campos da competição, e escolher as armas a utilizar.
O Pentastilo:
Produtividade, Qualidade no Processo, Tecnologia, Estoque Reduzido, Pessoal Capacitado e Participativo.
O pentastilo representa as cinco armas de uso generalizado que atuam diretamente sobre o custo, são elas: operar com produtividade, qualidade no processo, tecnologia, estoques reduzidos e pessoal capacitado e participativo.
A produtividade é medida em três níveis: Operação, que em seu nível mede a produtividade sendo a relação entre a quantidade produzida e os recursos a ela aplicados; Empresa, é a relação entre o faturamento e os custos totais; e Nação, a relação entre o Produto Nacional ou Interno e a população. O grande motivador da busca de maior produtividade é a redução de custos, tanto no nível da operação como no de toda a empresa. Há nas empresas altamente produtivas a forte relação entre produtividade e competição, a empresa só será competitiva em qualquer dos campos de competição se possuir alta