arkhe
IFCH
Curso: Filosofia
Aluno: A.S
Físicos
Arkhé
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Historia da Filosofia Antiga, do curso de Filosofia, turno Vespertino/Noturno, da Universidade Federal do Pará ministrado pela .......
Introdução
Discípulo de Tales de Mileto, Anaximandro foi um dos primeiros a utilizar o termo “principio” na historia da filosofia antiga. Praticamente não se sabe nada de sua vida, porem sabemos, através dos doxógrafos, que escreveu uma obra chamada “Sobre a Natureza”, considerada pelos gregos como a primeira obra filosófica de sua língua. Considera-se que Anaximandro fez a confecção de um mapa do mundo habitado, a introdução na Grécia do uso do gnômon e a medição das distâncias entre as estrelas e o cálculo de sua magnitude. Foi o primeiro a fundamentar o conceito de uma lei universal presidindo o processo cósmico total.
O que é Arkhé?
Para Anaximandro de Mileto, o universo teria resultado de modificações ocorridas em um principio originário ou Arkhé, esse principio seria o apeíron, ou o ilimitado.
Como este principio foi construído?
Anaximandro afirma que este não é nenhum dos chamados elementos, mas sim algo de essência diferente, ilimitada, que dela surge tudo contido no universo. Chegou-se a isso observando as transformações dos elementos e não concluiu que fixar em um destes como substrato seria verdadeiro. A geração não vem do elemento em mudança, mas à separação dos contrários, devido o eterno movimento.
Sustenta-se em que argumento?(Monista, Dualista ou Pluralista)
Os doxógrafos atribuem à doutrina da constituição, a partir de uma arkhé única, de inumeráveis mundos, gerados de maneira sucessiva e/ou simultânea. Logo, sustenta-se no argumento monista.
Destacar um elemento de doxografia ou fragmento para sustentar esse discurso.
Dentre os fragmentos, creio que, o que melhor sustenta o argumento de que o discurso de