Aristoteles
Em 367 a.C., aos seus 17 anos, foi enviado para a Academia de Platão em Atenas, por onde ficou cerca de 20 anos, inicialmente como discípulo, depois como professor, até a morte do mestre em 347 a.C.
O fato de ser filho de médico pode ter dado a Aristóteles o gosto pelos conhecimentos experimentais e da natureza, ao mesmo tempo que teve sucesso como metafísico.
Depois da primeira estadia em Atenas, ausentou-se por 12 anos, com uma permanência inicial na Ásia menor, onde se dirigiu, ainda solteiro, para uma comunidade de platônicos estabelecida em Assos (Trôade). Sobre Assos e Atarneo, o tirano Hérmias reinava. O rei casou Aristóteles com Pítias, sua irmã
Após a morte do Rei e de sua irmã pelos Persas , Aristóteles mudou-se para para Mitilene(Grécia).
Depois , Aristóteles casou-se com Hérpilis, e teve um filho( Nicômaco). o livro Ética a Nicômaco é uma homenagem ao seu filho.
Assim como Aristóteles teve uma base de estudos boa, seu filho também foi beneficiado.
Felipe II (rei da Macedônia de 356 a 336 a.C.) desenvolveu o país e criou um exército poderoso. Sucessivamente foi anexando as cidades gregas, aproveitando as velhas rivalidades, derrotando finalmente Atenas e Tebas, em Queronéia (338 a.C.). Reuniu as cidades gregas em uma liga, sob sua direção, no Congresso de Corinto (337 a.C.), pregando sempre a guerra contra o então grande Império Persa, que já há mais de um século ocupava as cidades gregas da Ásia Menor.
O rei Felipe II ofereceu uma nova oportunidade a Aristóteles, que foi chamado em 342 a.C. para a corte do rei Felipe II, em Pela, como educador de seu filho Alexandre (356-323 a.C.). Mas ficou nesta função somente dois anos, depois dos quais aconteceu o totalmente inesperado, - o assassinato do rei Felipe II.
Foi assim que já cedo o jovem Alexandre deveu assumir o