Ariane Mara Carboidratos
Os carboidratos são fontes primárias de energia para o organismo. Este é um alimento essencial para sobrevivência. Ele desempenha uma função primordial no organismo, é a fonte primária energética e por isso participa de praticamente todos os processos de síntese.
Os carboidratos são a fonte preferencial de energia para o nosso corpo, especialmente para o cérebro. Sem estes nutrientes, nosso corpo tem que se adaptar para suprir a necessidade de energia e acaba desequilibrando seu bom funcionamento.
As reservas de carboidratos são limitadas no organismo e suficientes para poucas horas de exercícios. Uma dieta rica em carboidratos aumenta os estoques corporais tanto nos músculos quanto no fígado (onde os carboidratos ficam armazenados), melhora o processo de recuperação e a resposta imune e provém substrato energético prontamente disponível para a utilização durante as atividades físicas. Cerca de 60% do valor calórico total planejado para o atleta deve ser ingerido na forma de carboidrato. O restante é dividido igualmente entre proteínas e lipídios. Porém, a porcentagem muda na iminência de uma competição ou de um treinamento mais puxado. Na fase de treino, é indicado em torno de 60% de carboidratos e depois, na fase de pré-competição, reduz-se a quantidade de proteína e de lipídio e aumenta-se a quantidade de carboidrato em 10%. Tudo Isso para ajudar a reposição de glicogênio.
Os açúcares presentes nos doces e guloseimas são considerados carboidratos simples, pois apresentam estruturas menos complexas que são metabolizados mais rapidamente em nosso corpo, por isso são capazes de promover picos nos níveis de açúcar no sangue.
Os carboidratos integrais possuem fibras que contribuem para o bom funcionamento do intestino, promovem a sensação de saciedade e ainda auxiliam no controle dos níveis de açúcar e colesterol no sangue.
O que devemos evitar? O consumo excessivo, exagerado, de carboidratos na alimentação diária,