Energia Fotovoltaica OK
1. INTRODUÇÃO
A exploração das reservas esgotáveis de combustíveis fósseis e os crescentes danos causados ao meio ambiente criam um cenário bastante preocupante para o nosso planeta nos próximo séculos. Essa necessidade de mudança intensificou os estudos por energias de fontes renováveis.
Uma das fontes de energia renovável que foram descobertas trata-se do sistema de produção fotovoltaica. Esta tecnologia converte diretamente a energia luminosa em eletricidade (Efeito Fotovoltaico), através da utilização de células fotovoltaicas. Edmond Becquerel relatou o fenômeno em 1839, quando nos extremos de uma estrutura de matéria semicondutora surge o aparecimento de uma diferença de potencial elétrico devido à incidência de luz (NASCIMENTO, 2004).
Podemos considerar algumas vantagens fundamentais na sua utilização, como a economia na conta de energia, o não consumo de combustíveis, não gera poluição, tem vida útil superior a 20 anos e exige pouca manutenção. Além disso, causa uma diminuição da demanda pela energia do sistema nacional, evitando assim a construção de novas barragens e usinas termelétricas, que causam diversos impactos ambientais.
Geralmente ela é instalada em zonas afastadas da rede de distribuição elétrica e pode trabalhar de forma independente ou combinada a sistemas de produção elétrica convencional. Dentre as principais aplicações destacam-se a eletrificação de cercas, sinalização elétrica, iluminação exterior e a utilização de energia elétrica fotovoltaica para fornecer energia a um circuito responsável pela iluminação em residências ou pequenas cargas como: rádios, televisores, chuveiros, etc.
2. CÉLULAS FOTOVOLTAICAS
2.1 História das células fotovoltaicas
A conversão de energia solar em energia elétrica é realizada através do efeito fotovoltaico observado por Edmond Bequerel, em que ao incidir luz sobre uma estrutura semicondutora acabou gerando uma diferença de potencial nas extremidades da mesma. Foram