Argumentos sobre a relação entre o conhecimento x cidadania x construção da realidade de platão
Aluna: Thaynara Fatima de Lima Hilario
Turma: Tecnologia em Gestão de Turismo 1º Período
Disciplina: Fundamentos da Filosofia
Argumentos sobre a relação entre o conhecimento x cidadania x construção da realidade.
Uma forma de trabalhar a filosofia seria como questão ou processo, em que os mesmos conceitos e doutrinas são repassados para fazer as pessoas ter mais conhecimento e que pudesse “aprender a pensar”, e domine o uso de um instrumento que ordena o pensamento, com capacidades de questionar. O importante não é conhecer as respostas que outros deram, mas tentar alcançar, através da questão posta por eles, uma nova resposta. Abrindo caminho a novas questões.
Na Grécia de Platão, eram considerados cidadãos todos aqueles que estivessem em condições de opinar sobre os rumos da sociedade e que fosse um homem totalmente livre. Portanto, era pequeno o número de cidadãos, que excluíam além dos homens ocupados que eram comerciantes, artesãos, as mulheres, os escravos e os estrangeiros. Praticamente apenas os proprietários de terras eram livres para ter o direito de decidir sobre o governo. A cidadania grega era compreendida apenas por direitos políticos, identificados com a participação nas decisões sobre a coletividade.
No exercício da cidadania, rompendo com o senso comum e proporcionando abertura para a reflexão, a crítica, o debate. Interagir filosofia e educação, mas propõem uma perspectiva mais ampla ao ensino e suas teorias, a realidade e a cidadania e, ao resgatar as contribuições de diversos autores e filósofos, se faz possível pensar num presente e num futuro exercitando vivamente o pensamento, estimulando e desenvolvendo atividades que possam intervir de maneira positiva nos caminhos da educação. Segundo Platão, acorrentado o homem é educado por certos “mitos” que o fazem a ver apenas sombras projetadas de si mesmo, é incapaz de ver o mundo exterior e a se libertar para novas ideias.