Argumentos contra a Usina de Belo Monte
A Usina de Belo Monte, em construção no estado do Pará, considerada a 3ª maior do mundo, terá um grande poder de produção de energia elétrica, porém não trabalhará com toda sua potência, devido ao regime de chuvas da região, localizada num clima tropical.
Toda ação gera uma reação. E a reação desse empreendimento provoca um enorme impacto socioambiental na região. Para começar, a usina esta sendo levantada na Floresta Amazônica, e não é preciso ressaltar toda a importância dela, talvez a nossa maior riqueza, fauna e flora riquíssimas e é justamente essa fauna e flora quem mais sofreria na construção da usina. Primeiro pelo desmatamento causado, segundo, uma boa parte ficará inundada permanentemente, acabando com o habitat natural de bichos e plantas, em terceiro lugar, a usina alteraria a vazão natural do rio, o que iria afetar todo o ciclo ecológico da região.
Além desses, existem outros pontos que podem pender a balança para sermos contrários a construção da hidrelétrica:
- O lago que alimentará as turbinas de Belo Monte vai ocupar uma área equivalente a 90 mil campos de futebol da bacia do Xingu, que abriga 440 espécies de aves e 259 de mamíferos.
- 640 km2 é a extensão da área alagada, que equivale a 1/3 da cidade de São Paulo.
- A obra vai obrigar a realocação de 5 988 famílias. Além disso, milhares de migrantes serão atraídos para a região. E as obras de saneamento prometidas para recebê-las estão atrasadas.
- 20 mil pessoas terão de sair de suas casas.
- A cidade de Altamira espera 100 mil novos moradores. A população da cidade vai dobrar, e não há infraestrutura para isso. Haverá uma sobrecarga no sistema de saúde, que já é precário, falta de escolas, creches, moradias, luz, água, sistema de esgoto... E o que farão esses novos moradores após a conclusão da usina¿ Trabalharão em que¿ Sobreviverão como¿
- O lago da usina receberá água drenada de outras regiões do rio Xingu para que haja volume suficiente