argumentos contra a eutanasia
CURSO DE DIREITO
ARGUMENTOS CONTRA A EUTANÁSIA
TAMARA NUNES
PELOTAS
2013
TAMARA NUNES
ARGUMENTOS CONTRA A EUTANÁSIA
TRABALHO DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA DO DIREITO, MINISTRADA PELA PROFESSORA MONICA ANSELMI DUARTE DA SILVA
PELOTAS
2013
ARGUMENTOS CONTRA A EUTANÁSIA
Muitos são os argumentos contra a eutanásia, desde os religiosos, éticos até os políticos e sociais. Do ponto de vista religioso a eutanásia é tida como uma usurpação do direito à vida humana, devendo ser um exclusivo reservado ao Criador, ou seja, só Deus pode tirar a vida de alguém. "Algumas religiões, apesar de estar consciente dos motivos que levam a um doente a pedir para morrer, defende acima de tudo o carácter sagrado da vida,…" (Pinto, Susana; Silva, Florido, 2004, p. 37).
Da perspectiva da ética médica, tendo em conta o juramento de Hipócrates, segundo o qual considera a vida como um dom sagrado, sobre a qual o médico não pode ser juiz da vida ou da morte de alguém, a eutanásia é considerada homicídio. Cabe assim ao médico, cumprindo o juramento Hipocrático, assistir o paciente, fornecendo-lhe todo e qualquer meio necessário a sua subsistência. Além disso, pode-se verificar a existência de muitos casos em que os indivíduos estão desenganados pela Medicina tradicional e depois procurando alternativas conseguem curar-se. "Nunca é lícito matar o outro: ainda que ele o quisesse, mesmo se ele o pedisse (…) nem é lícito sequer quando o doente já não estivesse em condições de sobreviver" (Santo Agostinho).
A vida é bem inviolável, uma dádiva de Deus. O ato eutanásico é um ato homicida, pois implica em subtração da vida humana. Seria um início do extermínio dos inválidos, de natureza seletiva. A possibilidade de erro do diagnóstico médico. A possibilidade de existência de novas descobertas