Reflita e descreva sobre a importância do planejamento financeiro e a importância de pessoas qualificadas para ocupar cargos financeiros de uma empresa.
Escolher de preferência um negócio onde se tenha conhecimento na área, caso não seja possível deverá se esgotar a obtenção de informação e qualificação, só então se começa o planejamento e por fim a execução do negócio, porém é ai que se inicia outra etapa muito importante e vital para a empresa. Conforme vão se desenvolvendo os negócios, aumenta a demanda do departamento administrativo financeiro que na maioria das vezes enquanto a empresa encontra-se no nível inicial também é gerido pelo proprietário, que muitas vezes domina a área técnica da empresa porém não a financeira, deparando-se com missão de administrar as finanças que a princípio se fazia com alguns controles improvisados, mas que com o aumento da demanda já não atendem mais as necessidades.
É fundamental neste momento examinar qual é a real necessidade para que a empresa continue crescendo de forma saudável, o auxilio de uma consultoria, a contratação de um funcionário capacitado ou os dois juntos? Seja qual for a decisão deve-se levar sempre em conta o que será melhor para a empresa e não para proprietários, sócios... Pois é uma escolha que definirá o futuro tanto da empresa, como dos proprietários e dos funcionários.
A competência de quem será contratado não deve ser baseada na situação atual da empresa, mas sim em uma situação futura, em que a empresa aumentará seus negócios e aumentará ainda mais as demandas administrativo financeiras. Deve-se escolher um profissional que está pronto para gerir a situação presente, mas que também esteja pronto para uma situação futura onde se necessitará de mais competência.
Complemento:
Trecho retirado do site: http://www.blogdosempreendedores.com.br
Os 10 erros mais comuns em pequenas empresas
1. Não elaborar um plano de negócios, planejamento estratégico ou análise de mercado
2. Misturar as finanças da empresa com as