Divina Comédia
LITERATURA OCIDENTAL I
ALUNA: DIARE BRANDELERO
ATIVIDADE 3- DIVINA COMÉDIA DE DANTE
1- A presente gravura de Gustave Doré inspira-se no Canto V do Inferno da Divina Comedia de Dante. Quê elementos vê nela? Como descreveria a cena em quatro ou cinco linhas?
R: O canto V de Dante, fala de Minós que julga as almas e distribui a pena dos pecadores conforme o número de voltas que dava sua calda, é que deveria descer ao inferno. A imagem de Gustave Doré demonstra as almas condenadas, aonde estas vão se formando em voltas, as cores escuras e o desenho refletem o sofrimento, o drama, a dor de serem condenadas.
2- No Canto V há quatro protagonistas: Paolo e Francesca, por um lado, e Dante e Vir- gílio, por outro. Quem são eles? Enumere outras personagens que aparecem no Canto.
R: No canto V, Dante é um narrado autodiegético, onde ao mesmo tempo em que narra também é personagem da história. Virgílio é um escritor romano, autor de Eneida e acompanha Dante em sua caminhada. Paolo e Francesca são personagens adúlteros que se comovem com a leitura da história de Lancelot. Minós aparece na entrada do inferno, Semíramis, esposa Nino, Cleópatra rainha do Egito, Helena e Aquiles, Páris, Tristão que são os gregos e Dido rainha de Cartago.
3- Como é o ambiente onde acontece a ação? O que transmite (harmonia, desassossego etc.)? Que elementos usa o poeta para expressar essa ambientação?
R: O ambiente é o caminho para o inferno, onde as linhas curvas da imagem mostram as almas distorcidas, as cores escuras representa um ambiente de escuridão, dor e de lamento, as almas entrelaçadas uma nas outras, desperta o olhar de sofrimento de desassossego. Os elementos utilizados pelo poeta são elementos comparativos e de hipérbole como neste trecho “Que muge como mar que, em grã tormenta”. Também ele utiliza advérbios, para expressar tempo, lugar e intensidade.
4- Virgílio é o guia de Dante durante o Inferno e o Purgatório. O que