Argumentação
Muitos são os peixes que apresentam potencial de aproveitamento de suas peles como couro exótico.
Da bacia amazônica temos o Tambaqui, que é um dos principais peixes de seu bioma.
Posicionado no topo da cadeia alimentar, o tambaqui é extremamente exigente quanto à qualidade do meio ambiente onde vive. Espécie nobre, amplamente criada em cativeiros, pode desenvolver-se até mais de 40 kg de peso vivo na natureza e, por ser de extrema importância no ecossistema amazônico, é profundamente respeitado pela cultura local.
Também o Cachara, ao lado do Pintado, é uma espécie característica da
Bacia Amazônica, sendo encontrado também no Pantanal Matogrossense.
Peixe exótico e sofisticado apresenta, dentre outras vantagens, o fato de que sua criação em cativeiro evolui muito rapidamente, respondendo à demanda do mercado.
Rua dos Chanés, 293 – Moema – São Paulo – SP – CEP 04087-031 Tel +55 11 5052-5672 www.businessroffice.com.br www.couroexotico.com.br
Outros exemplares se destacam na região amazônica, como o pirarucu (de grande potencial e em etapa inicial de utilização), o aruanã (abundante e de elevado potencial), o tucunaré (conhecido como peixe esportivo de beleza inigualável) e a pirarara, dentre inúmeros outros.
Outros pescados que merecem destaque no mercado amplo de couros exóticos são A Tilápia que, por sua vez, é o principal peixe quando se fala em criação em cativeiro. Originária da bacia do Rio Nilo e dos Rios da Tailândia (espécies atualmente utilizadas em pecuária), a tilápia criada em fazendas no mundo todo apresenta características como precocidade, adaptabilidade e resistência, qualidades que a habilitam a projetos de criação extensiva.
Já a Pescada Amarela é um dos principais peixes do litoral do nordeste brasileiro. Espécie nobre, pode desenvolver-se até mais de 15 kg de peso vivo. Também posicionada no topo da cadeia alimentar, a pescada amarela alimenta-se de camarões e pequenos peixes e é