Argilas e suas propriedades
MATERIAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I
ARGILA
E
SUAS PROPRIEDADES
GOIÂNIA, 2012
2. PROPRIEDADES DAS ARGILAS
2.1 Cor - A cor não tem muita importância em cerâmica porque é alterada no cozimento. De acordo com a sua composição, a argila também pode apresentar-se com cores variáveis (branco, alaranjado ou cinzento). A argila mais pura, bastante mais clara designa-se por caulino.
2.2 Composição química - A composição química regula as aplicações especificas das argilas.
2.3 Propriedades plásticas - As argilas mais finas são muito plásticas, porém certas argilas, mesmo de granulometria grosseira, mas contendo pequena quantidade de montmorilonita ou de matéria orgânica rica em humo podem ser plásticas. Normalmente se emprega os limites de Atterberg para determinar a plasticidade das argilas.
2.4 Retração por secagem - A retração por secagem e medida pela variação do comprimento ou do volume quando a amostra da argila é seca em estufa a 105 – 110º C. Esta propriedade é importante na moldagem das peças cerâmicas porque pode fissurar devido ao efeito da retração.
2.5 Resistência de ruptura à flexão - Esta propriedade é importante para facilitar o manuseio entre o secador e o forno sem danificar. As argilas muito finas, principalmente aquelas que possuem montmorilonita e matéria orgânica húmica são as mais resistentes.
2.6 Desagregabilidade em água - É importante conhecer o tempo de desagregação das argilas para se estabelecer o processo e equipamentos adequados para a obtenção da massa plástica no processo cerâmico.
2.7 Queima - As propriedades de queima; a retração, variações da porosidade, liberação e absorção de calor, perda de massa e mudanças petrográficas.
3. CONSTITUINTES DA ARGILA.
A argila é a matéria-prima básica da cerâmica, sendo portanto, importante conhecer sua natureza. Os principais constituintes da argila são:
1 Os silicatos – os quais são os principais constituintes das