As Argilas E Suas Propriedades
Introdução teórica
Soluções: Dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanometro, sendo uma solução homogénea. Podem ser encontradas soluções no estado sólido, gasoso e liquido. Há sempre um solvente e um soluto.
Ao solvente também dá-se o nome de meio dispersante e ao soluto dá-se o nome de meio disperso.
Suspensões: Numa suspensão, as partículas vão se depositando graças à força da gravidade exercida sobre elas. Quanto menor o tamanho da partícula e mais viscosa for a fase líquida, menor será a velocidade de sedimentação.
Rocha sedimentar é um tipo de rocha constituída de sedimentos, que são as inúmeras partículas de rocha, lama, matéria orgânica, podendo até mesmo possuir em sua composição restos corpóreos de vegetais e animais.
Rochas sedimentares detríticas - predominantemente constituídas pelos detritos de outras rochas, resultante do processo conhecido como "meteorização" de outras rochas já existentes. As sedimentares detríticas apresentam-se de duas formas, podendo ser: não consolidadas, como depósito de balastros, areias, siltes e argilas; consolidadas, formadas pela consolidação destes mesmos sedimentos detríticos por diagênese.
Rochas sedimentares quimiogênicas - originárias do processo de precipitação de minerais em solução. Neste grupo temos o calcário, o gesso e o sal-gema.
Rochas sedimentares biogênicas - são rochas constituídas de sedimentos de origem biológica, resultado dos restos físicos de seres vivos ou resultantes de sua atividade. Exemplos de rochas sedimentares biogênicas são o calcário e o carvão.
Segundo o ambiente de sedimentação, podem ser classificados em sedimentos continentais, que são subdivididos em fluvial, lacustre ou lagunar, desértico, leque aluvial e glacial, e sedimentos marinhos, que, de acordo com a profundidade da zona que ocupam, podem ser do tipo nerítico, batial ou abissal.
2. Ambientes de Sedimentação
Sedimentos Continentais
Fluvial: Diminuindo a velocidade de