argentina
Localização:
O território argentino está totalmente localizado nos hemisférios sul e ocidental, constituindo a porção mais austral da América do Sul. Sua localização é estratégica em relação a territórios marítimos entre o Atlântico Sul e o Pacífico Sul (Estreito de Magalhães, Canal de Beagle, Passagem Drake).
Aréa:
Sua superfície total legal é de 3.745.247 Km². A Argentina é o sétimo maior país do mundo e o quarto maior da América (depois de Canadá, Estados Unidos e Brasil).
Fronteiras:
A área total de fronteiras é de 9.376 km, tocando cinco países vizinhos: Chile, Bolívia, Paraguai, Brasil e Uruguai. A fronteira mais extensa é com o Chile (5.150 km), ao longo de toda a Cordilheira dos Andes.
Regiões geográficas:
PAMPA: Cobre a região centro-oriental do país. É uma imensa planície de intensa exploração agropecuária. Clima temperado e úmido .
MESOPOTAMIA: onde se localiza a selva subtropical e a bacia hidrográfica formada pelos rios Uruguai e Paraná. Clima subtropical.
NORDESTE: compreende as terras do Chaco argentino, ricas em madeira. Clima cálido e úmido.
NOROESTE: solo montanhoso rico em minerais. Clima cálido e desértico.
CUYO: Região andina de montanhas férteis apropriadas à cultura da vinha, com abundantes fontes de águas minerais e termais. Clima temperado.
PATAGÔNIA: É um planalto localizado ao sul do país, cuja paisagem é dominada por lagos, bosques e geleiras. Clima frio e úmido.
Vegetação:
Há uma grande diversidade de flora e fauna no território argentino, diretamente determinada pelas correspondentes diferenças de clima, solo e outras condições materiais. No norte da Mesopotâmia argentina, quente e úmido, predominam as matas subtropicais, em que se identificam espécies como o cedro, o ipê, a erva-mate, o pinheiro, as longas samambaias, bambus e cipós. Junto ao leito dos rios, essa vegetação se estende até a parte sul da planície mesopotâmica.
Fauna:
A fauna argentina apresenta muitas das