Argamassa
Lista de exercícios 2 - 04/2014
1) A quantidade de asfaltenos tem grande efeito nas características reológicas do CAP.
a. Quanto maior o percentual de asfaltenos, mais duro e mais viscoso será o ligante asfáltico. b. Os asfaltenos são o meio de dispersão dos maltenos, portanto, se em maior quantidade, menos viscoso será o asfalto.
c. Os asfaltenos são responsáveis pelas ligações adesivas que ocorrem entre o asfalto e o agregado. d. Os asfaltenos são compostos por saturados e aromáticos e influenciam o comportamento resiliente de asfalto.
e. Nenhuma das alternativas está correta.
2) Qual a diferença entre petróleo leve e pesado?
a. Petróleo leve é de base asfáltica.
b. Petróleo pesado tem muito asfalto proporcionalmente às outras frações ou petróleos. c. Petróleo leve produz muito mais asfalto proporcionalmente aos outros petróleos.
d. Petróleo leve tem menor densidade em relação ao petróleo pesado, mais denso.
e. Duas alternativas estão corretas.
3) Todas as propriedades físicas do asfalto estão associadas à sua temperatura. A susceptilidade térmica do asfalto é um fator importante a ser avaliado. O que a susceptibilidade térmica indica? Por que essa propriedade é tão importante? 4) Como atua o polímero num ligante asfáltico?
a. Aumenta ou diminui as parcelas elástica e viscosa do ligante.
b. Aumenta a elasticidade do ligante e sua resistência ao envelhecimento.
c. Atua no comportamento do ligante frente às variações térmicas e resistência ao envelhecimento. d. Duas alternativas estão corretas
e. Todas as alternativas estão corretas.
5) O asfalto-borracha é uma alternativa de se incorporar os benefícios de um polímero ao ligante asfáltico e ao mesmo tempo reduzir problemas ambientais. Cite e descreva os dois processos utilizados para incorporação de borrachas trituradas de pneus às misturas asfálticas. 6) Responda as seguintes questões sobre emulsão asfáltica.
a. O que é emulsão asfáltica?
b.