gas natural
RESUMO
Gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos gasosos que contém de 1 até 5 ou mais átomos de carbono, sendo o metano o composto presente em maior concentração. Encontram-se também presentes, não hidrocarbonetos tais como nitrogênio, gás carbônico, e gás sulfídrico, compostos orgânicos de enxofre, hélio, mercúrio e água que são considerados como impurezas (ou contaminantes). Hidrocarbonetos cíclicos, presentes em pequenas concentrações, são também tidos como impurezas. Para que seja comercializado e empregado como combustível na geração de calor ou como matéria prima industrial, o gás é processado nas Unidades de Processamento de Gás Natural (UPGN) onde se realizada a limpeza e a separação em frações destinadas a diversos usos bem como a recuperação de co-produtos com valor comercial.
Os objetivos do presente trabalho são: estudar os processos envolvidos nas UPGN, as rotas de separação das frações a recuperação de co-produtos, sistematizando os resultados do estudo e produzir material escrito a ser utilizado pelos alunos do curos de Engenharia de Petróleo e em futuro acervo de uso do público em geral sobre petróleo e GN a ser implantado na Escola Politécnica em Santos.
Palavras chave: gás natural, unidades de processamento de gás natural, desidratação, dessulfurização, mercúrio, frações do GN.
1. Introdução/justificativa
O gás natural (GN) é a fração do petróleo que se encontra em estado gasoso na saída do poço (reservatório) à pressão atmosférica. A sua produção pode ocorrer ou não, associada à do petróleo (respectivamente, GN associado e GN não associado). Por ser um combustível de queima eficiente e limpa e por apresentar alto poder calorífico, tem um papel importante na matriz energética mundial: é utilizado na geração de calor (uso industrial e doméstico, em menor extensão). É também