Areia industrial
Determinadas matérias primas são abundantes na superfície da terra. Esse fato aumenta a possibilidade da descoberta de jazidas próximas aos centros consumidores, aspectos esse de extrema importância, pois, nos dias de hoje, o frete pesa consideravelmente no custo final do produto. Uma das matérias primas em questão e sem duvida situada entre as mais importantes é a areia, insumo mineral básico para diversos setores da industria; possui características indispensáveis a determinadas aplicações, dificilmente obtidas a partir de materiais sintéticos ou de outras matérias primas minerais, de modo econômico. Ainda hoje as areias são praticamente insubstituíveis em muitas aplicações industriais e, pelo fato dos produtos finais, nos quais há sua utilização, serem cada vez mais elaborados, aperfeiçoados que os mineradoras forneçam essa matéria prima dentro das especificações padronizadas exigidas pelas industrias consumidoras. As areias para fins industriais são produzidas principalmente a partir de aluviões, arenitos e quartzitos. Os processos de beneficiamento aplicados nesses minérios dependem da aplicação industrial a que se destinará a areia. Evidentemente, utilizações como especificações mais rígidas requerem não só tratamento mais eficiente e sofisticado, como também minérios de melhor qualidade e manuseio mais adequado das areias industriais prontas para uso.
Definições
Areia é um termo que apresenta muitas definições. Na eratura geológica observa-se que há preocupação tanto no sentido de definir uma faixa de tamanho de partículas, como no sentido de classificar os depósitos nos quais as partículas do tamanho areia estão presentes juntamente com partículas de outras dimensões, baseando-se nas proporções entre essas diferentes partículas.
Menciona-se areia como material detrítico com variação de taanho de partículas definidos como deposito detrítico silicoso composto principalmente por partículas de quartzo; e até mesmo como material com