Análise de agregados - Relatório/Ensaio
Relatório I
Professora J. N.
Turma xx
Por Rodrigo R.
Fevereiro de 2014
Introdução e Objetivo
Este relatório traz informações sobre experimentos feitos em sala de aula com agregados miúdos e graúdos, na segunda aula de Laboratório de Materiais da Construção Civil.
Os ensaios foram realizados com areia industrial, areia média, areia grossa, brita 0, brita 1 e embasados em conceitos de massa especifica, massa unitária, granulometria dos materiais e inchamento.
Das Atividades Desenvolvidas
Foram realizados quatro ensaios práticos nos laboratórios de materiais da UCS.
1) Massa Específica
O objetivo deste ensaio foi determinar a massa específica de um agregado miúdo. O material escolhido foi a areia industrial.
Obter este conhecimento sobre um material se torna útil para mensurarmos a quantidade da massa total de uma mistura que ele representa.
O método escolhido foi utilizar o Frasco de Chapman.
Procedimento: Enchemos o Frasco de Chapman até sua marcação (200 cm³) e então despejamos cuidadosamente dentro do frasco a quantia de 500g de areia industrial.
Após um período de decantação, agitamos levemente o frasco para que não ficassem bolhas de ar dentro da mistura e então pudemos observar o nível d’água na escala do frasco. O novo volume era de 387 cm³.
Primeira constatação: como o volume ocupado por 500g de areia industrial foi de 187 cm³ (387cm³ - 200cm³).
Segunda constatação: Sabendo o volume preciso da areia, tivemos como calcular sua massa específica, dividindo a massa utilizada no ensaio (500g) pelo volume obtido com o Frasco de Chapman (187 cm³) e chegando ao resultado de:
Massa específica da areia industrial do ensaio = 2,67g/cm³
Também foram calculadas as massas específicas de outros tipos de agregados, que segue:
Areia Fina = 2,60 g/cm³
Areia Média = 2,62 g/cm³
Areia Grossa =