Areas perifericas - tremembé
Essas ações iniciais foram necessárias para a então revitalização do bairro, que conta com a implantação de um parque linear ao longo de toda a extensão dos rios, criação de bacias de contenção para combater enchentes presentes no bairro, platôs, mirantes e caminhos para estar e caminhada, ciclovias, hora contornando o parque, hora se estendendo para as ruas e avenidas principais.
Criação de 21 blocos residenciais, 8 para uso misto e um edifício exclusivamente comercial, situado em um dos locais de maior fluxo e conflito encontrados no bairro, uma área com alta concentração comercial, com grande fluxo de automóveis e pessoas, melhorando a organização e funcionamento deste novo local projetado.
O projeto conta também com 3 grandes edifícios para uso institucional tendo o objetivo cultural e lazer, além de se conectar e trazer parcerias com o Apuanã e CEU Jaçanã. A Avenida Maria Amália ganha novas formas a partir de seu alargamento, de 8 metros para 20 metros ganhando a criação de faixas exclusivas para ônibus e ciclo-faixa.
Com a revitalização da área, será possível estabelecer conexões entre dois lados do bairro, que anteriormente eram separados pela existência do rio sem transposições. Rio este que ganha atenção principal nas diretrizes do projeto, atuando como elemento definidor para o desenho urbano criado, estabelecendo conexões, demarcando as áreas de projeto e trazendo de volta a importância da presença dos rios e margens preservadas para o bairro e para a cidade.
Para o projeto serão necessárias ao