Areas de Riscos
Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de um artigo científico, bem como apresenta de forma geral as áreas de riscos de um residencial. Todos os riscos aqui apresentados seguem com suas soluções problemáticas.
Palavras Chaves: áreas de risco, soluções problemáticas.
1 INTRODUÇÃO
Com o objetivo de aprimorar nossos estudos na Engenharia Civil, desenvolvemos este artigo baseado nas áreas de riscos de um determinado residencial que fica situado na cidade de São Gotardo. Com o intuito de apresentar no mesmo ás áreas de riscos de uma construção mediante a área a ser construída. Todos os riscos apresentados aqui são reais.
"Engenharia a arte que dá asas à imaginação. É a ciência que torna o impossível possível e que torna sonhos realidades. O céu não é o limite pra um engenheiro, é apenas o começo."
2 DESENVOLVIMENTO
Deslizamentos:
Os problemas de deslizamentos que estão, dia a dia, mais comuns – são, em última instância, decorrentes da ausência da aplicação da engenharia civil geotécnica. O Brasil dispõe de um considerável manancial de engenheiros e geólogos, dotados de capacidade técnica, acadêmica e pratica, além de possuir várias empresas executoras de projetos e de obras, aptas a atender a esse tipo de demanda, ou seja, deslizamentos de terra, quedas de muros de arrimo e de várias modalidades de contenções. Esse fato decorre de um problema cultural, pois as cidades, estradas, indústrias e outros empreendimentos foram e são implantadas sem um projeto geotécnico, ou então, suprimindo o indispensável apoio técnico às obras aos empreendimentos de engenharia civil em geral. Figura 1 - Deslizamento de terra em taludes – Residencial Liberdade
Um deslizamento/escorregamento de terra ou desabamento é um fenômeno de ordem geológica e climatológica que inclui um largo espectro de movimentos do solo, tais como quedas de rochas, falência de encostas em profundidade e fluxos superficiais de detritos. Embora a ação da gravidade