Area de estudo bairro da barra
Piso é um plano horizontal que define os diversos níveis da construção. É composto por uma estrutura ou embasamento e revestimento. A palavra designa também o material de revestimento utilizado sobre esse plano.
TERRA BATIDA
Utilização do solo natural, socando-se apenas a terra de modo a proporcionar uma superfície mais consistente e uniforme. A depender da qualidade da terra, agrega-se argila e água para se obter um bom apiloamento. Nas construções mais cuidadas era comum que se colocassem por baixo da camada de terra socada uma porção de areia ou pedregulho de modo a obter-se uma drenagem das águas.
LADRILHOS DE BARRO
Consiste no assentamento de tijolos de barro cozidos, sobre a terra socada, com argamassa de terra. Os tijolos em geral possuem dimensões retangulares, e pequena espessura, são de cor clara, produzidos com argilas selecionadas e bem tratadas. São aplicados em fiadas contínuas, em forma de xadrez, sem mata-junta, quando quadrados, e às vezes em forma de espinhas,quando retangulares.
LAJEADOS
Este piso é constituído de lajes de pedra assentadas com argamassa de barro. As lajes podem ser trabalhadas com forma geométrica, quadrada ou retangular. Quando quadradas e em duas cores podem ser trabalhadas à feição de xadrez. A espessura das lajes varia entre 5 e 10cm, sendo as pedras mais utilizadas o arenito, o gneiss, calcáreo, etc. .
LADRILHOS HIDRÁULICOS
São normalmente de barro cozido ou cimento, em cores lisas ou com desenhos que podem ser isolados em cada peça ou formados pela união de várias delas. Suas dimensões variam de 15x15cm ou 20x20cm e a espessura é de cerca de 2cm. Os desenhos podem ser geométricos, simples ou com composições mais complexas, porém são sempre estilizados e repetidos.
Os ladrilhos são mais aplicados nos pisos exteriores, varandas e pátios ou nos cômodos de serviço, cozinha e sanitários. Para o seu uso, nos pavimentos superiores, empregava-se o ferro 199 laminado em duplo T ou mesmo o