Arcadismo
Segundo Aristóteles, há três gêneros: o lírico, o dramático e o épico. O gênero lírico A denominação gênero lírico – composições com o acompanhamento da lira.
Na lírica o poeta está apresentando emoções, sentimentos, estados de espírito O gênero dramático No contexto dos gêneros literários, será considerado dramático o texto escrito para ser representado em público, com atores, cenário etc.
O gênero épico
Nos poemas épicos são tematizados os feitos grandiosos relacionados a personagens heróicas. Ressalta-se o fato de que, mesmo caracterizadas individualmente como heróicas, as personagens de uma epopéia cumprem a função mais importante de representas sentimentos e valores coletivos.
Humanismo
Características
A valorização do ser humano, modificando-se a visão estática do homem, que caracterizou a primeira época medieval. A valorização da cultura se dá também pela invenção da imprensa, que leva à difusão de notícias, à necessidade de aprender a ler e a escrever e, enfim, à sede de saber ampliando a dimensão dos homens. A ideia de que é por meio do conhecimento que o homem transforma a vida e a si próprio foi central no Humanismo.
Trovadorismo As cantigas líricas (de amor e de amigo)
As cantigas de amor: o amor não correspondido que o “eu lírico” (masculino) dedica a sua senhora. É altamente respeitosa e enaltece as qualidades da mulher amada colocando-se como “vassalo’’.
As cantigas de amigo:eu lírico(feminino),predominando a saudade. O cenário em que ocorre o encontro dos amantes é sempre ligado à natureza.
As cantigas satíricas (de escárnio e maldizer)
As cantigas de escárnio: eu lírico (masculino) são aquelas em que o trovador critica sem individualizar a pessoa criticada. Cenário indefinido As cantigas de maldizer: eu lírico (masculino) pelo contrário, individualizam uma pessoa, valendo-se de linguagem de baixo calão. Cenário indefinido