arcadismo
Entre 1707 e 1750 sob o governo de João V de Portugal, percebeu-se uma mudança no país, assim como estava ocorrendo em alguns outros países da Europa. O que acontecia era uma aberturaintelectual e política, o que contribuiu para que o arcadismo chegasse a Portugal. Esse fato só aconteceu oficialmente no ano de 1756, com a fundação da “Arcádia Lusitana”, grupo em que se reuniramintelectuais e artistas para discutirem Arte. O grupo tinha uma frase principal que movia a corrente: “acabe-se com as inutilidades”. Ou seja, queriam acabar de vez com o exagero, o rebuscamento, e aextravagância que fora deixados pelo Barroco.
Autores:
Manuel Maria Barbosa Du Bocage.
Antonio Diniz Cruz e Silva.
Correia Garção.
Marquesa de Alorna.
Francisco José Feire (também conhecido porCândido Lusitano).
No Brasil:
Teve inicio em 1768, com a publicação do livro “Obras poéticas”, de Claudio Manuel da Costa.
Portugal explorava suas colônias a fim de conseguir riquezas e diminuir suacrise econômica. Já a economia brasileira era voltada para a extração de minério para enviar para Portugal. A extração ocorria no estado de Minas Gerais. Com o inicio da escassez do minério, Portugalcomeçou a cobrar a altíssimos impostos. Logo o Brasil começou a buscar formas de desligar-se de seu explorador, tendo influencia europeia.
Enquanto na Europa surgia o trabalho assalariado, o Brasilainda vivia o tempo de escravidão. Houve um processo de revoltas no Brasil, contudo, a mais convincente durante o período árcade é a Inconfidência Mineira, movimento que teve envolvimentos dosescritores árcades, como Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa.
Suas principais obras: Cláudio Manuel da Costa, que escreveu Obras poéticas e, Vila Rica. Tomás Antônio Gonzaga, escritor de Lirasde Marília de Dirceu, As Cartas Chilenas e, Tratado de Direito Natural.
O Arcadismo é uma escola literária surgida na Europa no século XVIII. O nome dessa escola é uma referência à Arcádia, região bucólica do