ARCADISMO OU NEOCLASSICISMO II
Arcadismo é uma escola literária que surgiu na Europa no começo do século XVIII, que ficou caracterizada pela valorização da vida bucólica, do campo e dos elementos da natureza. O Arcadismo também era conhecido por Setecentismo (porque surgiu no começo dos anos 1700) ou Neoclassismo, devido ao interesse do retorno às tradições clássicas, vistas em alguns aspectos da antiguidade greco-romana, período este que foi chamado de Classicismo. Aliás, o nome Arcadismo se originou de uma região da Grécia Antiga, chamada Arcádia, onde supostamente era a morada do deus Pan.
Delimitação: O Arcadismo também chamado de neoclassicismo foi a 3° escola literária do período colonial da história brasileira. Que começou em 1768 e terminou em 1836 no Brasil, e abriu portas ao Romantismo. É um período que se contrapõe ao período anterior que é o barroco, são períodos diferentes, pois o arcadismo procura trazer a razão.
Características : O arcadismo constitui-se numa forma de literatura mais simples, opondo-se aos exageros do Barroco, expresso pela expressão latim são simples e comuns aos seres humanos, como o amor, a morte, o casamento, a solidão. O Arcadismo tem como características: a busca por uma vida simples, pastoril, a valorização da natureza e do viver o presente. Quanto a sua forma, usavam muitas vezes sonetos com versos decassílabos, rima optativa e a tradição da poesia épica.
Outras características importantes são:
A paisagem tropical, elementos da flora e da fauna do Brasil.
O índio como tema literário.
A busca por uma vida mais simples
Pastoril
Esses temas já prenunciam o que seria o Romantismo no Brasil: a representação do indígena e da cor local. Entre as características, destacam-se as paisagens tropicais, como em Caramuru, valorização da história colonial, o início do nacionalismo e da luta pela independência e a colocação da colônia como centro das