Araticum (Rollinia sp)
Acadêmica: Vanessa Tomasi
Turma: Agronomia 2011
Disciplina: Fruticultura I
Sertão, Dezembro de 2013
Introdução
O Araticum(Rollinea sp) é uma spécie arbórea de porte médio com altura de 6-8 m e com tronco de 30-40 cm de diâmetro. A copa de forma globosa contém folhas simples, ovaladas e elípticas, com 11 cm de comprimento. Suas flores são isoladas e de coloração amarela, de até 3 cm de comprimento e, os frutos, globosos, carnosos e com saliências.
Existem várias espécies de araticuns, distribuídos no Brasil e este nome é utilizado para designar a maioria das anonáceas, araticum de folha miúda, de terra fria. Os frutos não apresentam boas características comerciais, mas com potencial farmacêutico, no melhoramento genético e como porta-enxerto para outras anonáceas comerciais.
Polinização
Para que possa haver o aproveitamento econômico do araticum, é preciso estudar a causa da sua baixa taxa de frutificação (RIBEIRO et al. 1981; BRAGA FILHO, 2003), e, conseqüentemente, sua alta taxa de aborto de botões florais, a qual, segundo BRAGA FILHO et al. (2005) é de cerca de 50%. Considerando-se que o araticum é espécie preferencialmente alógama (BRAGA FILHO et al., 2005) e com cantarofilia (GOTTSBERGER, 1989), é razoável admitir que polinizações cruzadas manuais possam favorecer sua frutificação. Há plantas funcionalmente masculinas, plantas funcionalmente femininas e plantas hermafroditas de Annona crassiflora Mart., Cyclocephala octopunctata Burmeister é polinizador de Annona crassiflora Mart. Annona crassiflora é autocompatível, preferencialmente alógama e dependente de agente polinizador.
Propagação
As Annonaceae podem ser propagadas por sementes e por métodos vegetativos , como estaquia mergulhia, enxertia e por micropropagação(PINTO,2005;TOKUNAGA,2000).A propagação por sementes apresenta alguns inconvenientes, tais como a