prad
PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATA CILIAR NO IFSM – CAMPUS INCONFIDENTES
INCONFIDENTES – MG
2011
EQUIPE TÉCNICA
ERON DE MESQUITA BRAZ
RAFAEL MONTI SILVA
SILAS DIAS ROSA
VINÍCIUS ALVES CÂNDIDO
PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATA CILIAR NO IFSM – CAMPUS INCONFIDENTES
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A restauração de ecossistemas degradados vem tomando importância crescente diante do quadro cada vez mais drástico de crise ambiental e diminuição da qualidade de vida das populações humanas e naturais.
O que hoje domina no meio rural são grandes áreas intensamente cultivadas com monoculturas, solo nu sofrendo intenso processo erosivo, zonas ripárias sem vegetação provocando o assoreamento dos rios, e pequenos fragmentos florestais, isolados e permanentemente perturbados pelas atividades humanas.
Esse modelo mostra-se hoje insustentável, com conseqüências ambientais graves e irreversíveis, como o aquecimento global, o esgotamento das fontes de água, a perda dos solos pela erosão e a extinção precoce de espécies vegetais e animais.
Mata ciliar é toda formação florestal localizada às margens de rios, lagos, nascentes, reservatórios e demais cursos d’água. Ela desempenha importante papel ambiental principalmente na manutenção da quantidade e qualidade da água, estabilidade do solo e controle de processos erosivos.
Apesar da sua importância e de serem protegidas por lei, as matas ciliares vêm sofrendo, ao longo dos anos, uma constante diminuição de sua área. A exploração desordenada dos recursos naturais, o desmatamento e o uso inadequado do solo vêm provocando inúmeros problemas ambientais, principalmente em relação à diminuição da mata ciliar em áreas de nascentes e ribeirinhas, alterando a qualidade e a quantidade de água disponível.
Esse modelo mostra-se hoje insustentável, com conseqüências ambientais graves e irreversíveis, como o aquecimento global, o esgotamento