Aracnedeos e escorpioes
1979 palavras
8 páginas
UNIVERSIDADE PAULISTACURSO DE FARMÁCIA
REVISÃO DE ARACNIDEOS E ESCORPIÕES
MANAUS-AM
2014
ANAIARA MIRANDA DE LIMA
REVISÃO DE ARACNIDEOS E ESCORPIÕES
Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial na disciplina de Parasitologia clinica na Universidade Paulista-UNIP. Curso de Farmácia. Professora Ana Paula Barros.
MANAUS-AM
2014
ARACNÍDEOS
Existem diversas espécies de aranhas que possuem veneno. Ao picar um ser humano, podem provocar, além da dor, vários problemas de saúde. Em alguns casos, podem provocar até a morte da pessoa que foi picada, caso não haja tratamento médico rápido e eficaz. Crianças, idosos e pessoas com saúde debilitada podem ser vítimas fatais de aranhas venenosas. Esses aracnídeos certamente não estão entre os animais mais queridos pelas pessoas, exceto pelos entusiastas de plantão ou por alguns biólogos. Espalhadas por todos os cantos do mundo são difíceis os lugares que estão completamente ausentes desses artrópodes peludos e de oito patas.
O veneno destas aranhas podem causar os seguintes problemas em seres humanos que são picados: dor, câimbras, necrose em tecidos, tontura (vertigem), tremores, queda ou elevação de pressão sanguínea e alterações na frequência de batimentos cardíacos.
Aranha-marrom
Tamanho: 3 centímetros é encontrada: Brasil, restante das Américas, África, sul da Europa, China. Veneno: proteolítico e hemolítico. Ela é tão tímida e pequena que nem parece possuir veneno. Mas tem e ele é muito forte. De início, sua picada não dói, mas depois de algumas horas começa um ardor no local, seguido de inchaço e vermelhidão. Se não houver tratamento, pode surgir uma úlcera (um buraco) no lugar da picada que leva muito tempo para cicatrizar, exigindo, às vezes, até um enxerto de pele. Os acidentes envolvendo humanos ocorrem quando a aranha-marrom é prensada