AQUÍFEROS
AQUÍFEROS
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA LUIZA DE ANDRADE MARTINS ROQUE
AQUÍFERO GUARANI E AQUÍFERO ÁLTER DO CHÃO
AQUÍFERO GUARANI
AQUÍFERO ÁLTER DO CHÃO
1 Introdução
O Aquífero Guarani é uma reserva subterrânea de água doce (considerada até o momento a maior do mundo), localizada na região sul da América do Sul (partes do território do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai).
2 Formação
Há cerca de 150 milhões de anos, nossa região era um enorme deserto. Um intenso vulcanismo provocou o derramamento de lavas, cobrindo a maior parte de suas areias. Ao se resfriarem, as lavas se solidificaram formando uma rocha dura chamada basalto.
O peso do basalto compactou e agregou as areias do antigo deserto até formar uma rocha porosa chamada arenito. O arenito ficou comprimido debaixo do basalto, restando apenas algumas bordas descobertas, denominadas áreas de afloramento ou de recarga. Por ali, as águas das chuvas passaram a penetrar lentamente no antigo deserto ao longo de milhões de anos, formando o reservatório de águas subterrâneas chamado Aquífero Guarani.
Ao contrário do que muitos pensam a água do aqüífero não corre como um rio no subsolo. Ela está embebida em uma camada de arenito, que funciona como uma esponja, absorvendo as águas da chuva que se infiltram. O reservatório subterrâneo é constituído pelos espaços vazios ou poros das rochas, onde a água é armazenada e circula muito lentamente.
O aquífero é continuamente abastecido pela infiltração das águas da chuva na área de afloramento. Por isso, esta área é a mais vulnerável e deve ser especialmente protegida para evitar a contaminação dos depósitos subterrâneos.
3 Localização
Está localizado na região centro-leste da América do Sul, entre 12º e 35º de latitude sul e entre 47º e 65º de longitude oeste e ocupa uma área de 1,2 milhões de Km², estendendo-se pelo Brasil