Estudo De Casos Seguran A Do Trabalho 04
Professor (a): Joelma Carvalho
Disciplina: Programa de Treinamento - STB_________
Data: ____/____/____
Aluno (a):________________________________________________
EXERCÍCIO 04
ESTUDO DE CASO EM UMA OFICINA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
1. Análise Ergonômica do Trabalho (AET)
O estudo foi realizado em uma oficina industrial de um abatedouro de frangos localizado na região noroeste do Paraná. A oficina ocupa uma área de 227,55 m2, pé direito de 5 metros de altura, estrutura em concreto, paredes de alvenaria, cobertura de telha fibroamianto, piso cimentado, ventilação natural, iluminação natural e artificial. O ambiente de trabalho está dividido em: área de oficina; ferramentaria; departamento técnico; área de torno; depósito de motores; sala de testes e almoxarifado de peças.
1.1 Perfil dos respondentes
Em síntese, o perfil dos profissionais da manutenção são predominantemente do sexo masculino, maioria possuem menos de 25 anos, estão a menos de 5 anos na empresa, procedem do local, se ingressaram nesta atividade com a possibilidade de carreira ou aprendizado de uma nova profissão, possuem segundo grau completo, não possuem curso técnico, são casados, residem em moradia própria e utilizam o transporte coletivo.
1.2 Análise da Demanda
A demanda pelo estudo surgiu devido ao número de acidentes com afastamento dos trabalhadores do setor em estudo, que demonstram-se durante o tempo que a equipe esta na empresa, a ocorrência de quinze (15) acidentes graves com 11 funcionários. Assim a demanda foi analisar as possíveis causas no ambiente de trabalho que contribuem para a ocorrência de acidentes dos trabalhadores da oficina.
Diante a demanda, foram realizadas três (3) questões abertas para levantar as possíveis hipóteses e os resultados foram:
Q1 – O que mais atrapalha no trabalho, ou o que é pior no trabalho?
Q2 – Você sente dor em alguma parte do corpo?
Q3 – Quais as regiões de dores? Verifica-se nos resultados que