Aquiferos
Aquífero é uma formação geológica subterrânea que funciona como reservatório de água, sendo alimentado pelas chuvas que se infiltram no subsolo. São rochas com características porosas e permeáveis capazes de reter e ceder água. Fornece água para poços e nascentes em proporções suficientes, servindo como proveitosas fontes de abastecimento.
Uma formação geológica para ser considerado um aquífero deve conter espaços abertos ou poros repletos de água e permitir que a água tenha mobilidade através deles.
De acordo com o armazenamento da água, os aquíferos podem ser de dois tipos:
Aquífero livre ou freático
É uma formação geológica de característica permeável, parcialmente saturada de água, ou seja, a água consegue correr por dentro da rocha e isso por causa dos poros existentes nela. Sua base é formada por uma camada impermeável como, por exemplo, a argila, ou pode ser semipermeável. Neste aquífero existe uma superfície livre de água que se encontra sob pressão atmosférica. Em aquíferos livres o nível da água varia segundo a quantidade de chuva e é o tipo de aquífero mais comum e mais explorado pelos homens. Porém, são também os aquíferos que apresentam maiores problemas de contaminação. A recarga é feita no próprio local, em toda extensão da formação, ou seja, quando chove, a água corre diretamente até as rochas onde a água é armazenada e lá fica paralisada.
Aquífero confinado ou artesiano
Este tipo de aquífero ocorre quando a água subterrânea está confinada sob uma pressão superior do que a pressão atmosférica, isto, devido à existência de uma camada confinante impermeável acima do aquífero. Assim, a entrada de água no aquífero é feita, não por cima, mas pelas laterais das camadas impermeáveis. O seu reabastecimento ou recarga, através das chuvas, dá-se somente nos locais onde a formação aflora a superfície, chamada recarga indireta. Pelo fato de a água encontrar-se a uma pressão superior à atmosférica, quando se faz um furo para extração, a água