Aquário Vasco da Gama
Fevereiro de 2011 com o objectivo de promover o interesse e aprofundar conhecimentos no ramo da sistemática biológica (principalmente em ambientes aquáticos), a visita de estudo ao Aquário Vasco da Gama vai aqui ser descrita, bem como será sintetizado todo o conteúdo teórico referido durante a visita. Será ainda feito um enquadramento histórico relativo às colecções do rei D. Carlos expostas no Museu.
A interactividade, bem como a clareza e a síntese de conteúdos, são os principais objectivos para este relatório. Recibo do bilhete da visita
NOTA: A definição das palavras a azul encontra-se no
Glossário
Bibliografia
ENTRAR
Mandado construir por D. Carlos I durante as comemorações do quarto centenário da partida de Vasco de Gama para a Índia, o Aquário Vasco da Gama foi inaugurado no dia 20 de Maio de
1898, incluindo uma exposição temporária da colecção com material zoológico recolhido pelo próprio rei nas campanhas oceanográficas realizadas durante doze anos. A exposição viria a regressar ao museu em 1935, onde permanece até hoje.
Actualmente, o Aquário Vasco da Gama é uma instituição didáctica, de investigação e de divulgação da vida aquática, sendo considerado um Museu Vivo de História Natural.
Voltar ao Início
Avançar
A visita ao Aquário não se deu simplesmente com o objectivo de observar as diferentes espécies lá presentes. Serviu para que se observasse uma colecção de animais aquáticos do século XIX, para que se observassem processos evolutivos entre diferentes espécies e ainda para que se abordasse a importância das marés na biodiversidade de um local.
Segue-se, então, uma exposição dos três temas tratados durante a visita.
Enquadramento histórico – o Rei D.
Carlos
As Marés
(seleccione o pretendido)
Voltar ao Início
Sistemática do
Reino Animal
O Rei D. Carlos
D. Carlos nasceu a 28 de Setembro de 1863 no Palácio da Ajuda, fruto do casamento entre
D.Maria