Relatório da peça teatral A cortina da Babá
A peça teatral A Cortina da Babá foi exibida às 19h de sábado, dia 05 de abril de 2014, no Teatro Glauce Rocha em Campo Grande-MS. A peça foi apresentada pelo Grupo Sobrevento do Estado de São Paulo. Este Grupo tem 27 anos de existência e já se apresentou em todo o Brasil e em muitos países da América Latina, da Europa, da Ásia e da África.
Para dar vida ao espetáculo e criar o Teatro de Sombras, o Grupo utiliza bonecos feitos a mão (com o uso de plasticos especiais, linha e tinta) e o efeito de luz e sombra causado pelo uso de uma iluminação especial e de lanternas.
A peça toda é baseada em uma história que a escritora inglesa Virginia Woolf escreveu para sua sobrinha, cujo título em inglês é "Nurse Lugton`s Curtain".
Na peça, uma babá (aparentemente, muito severa) costurava várias figuras de animais em uma cortina, enquanto um menino, que estava perto da babá, brincava com seus brinquedos. O barulho que o menino fazia com os brinquedos parecia incomodar a babá que, por isso, parecia inibí-lo.
A babá, então, cai num sono profundo e o menino começa a usar sua imaginação para criar, com o uso das mãos, sombras de figuras de animais. Ele para um pouco e observa as figuras de animais que a babá costurava na cortina e pega a figura de uma borboleta que estava naquela cortina e começa a brincar com ela. A figura da borboleta começa, então, a voar até se transformar em uma sombra. Em seguida, aparecem mais sombras de animais e o menino começa a interagir com elas.
As sombras dos animais enfrentam, durante a peça, alguns desafios como, por exemplo, a travessia de um rio e são ajudados pelo menino que se encarrega de criar coisas que as ajudem, por exemplo, uma ponte sobre o rio.
No final da peça, a sombra da borboleta reaparece e volta a ser apenas uma figura de borboleta. As sombras das figuras dos animais somem e a babá finalmente acorda. Percebendo que a babá tinha acordado, o menino pega a figura da