Aquisi O De Materiais
Instrução
Torna possível o que foi planejado no desenvolvimento de coleções e definido na seleção na seleção. É uma etapa mais administrativa que as demais do desenvolvimento de coleções. É localizar e tomar posse do que foi selecionado.
Sabe-se que os recursos são escassos, o que é agravado pelos novos tipos de documentos.
A leitura sobre aquisição deve considerar...
Que é uma forma de acesso mais rápido ao material com menor custo.
O que se faz? Quem faz?
A UI de fato começa a existir na aquisição, devendo a aquisição ser eficiente, garantindo o que foi planejando antes (desenvolvimento de coleções, seleção). No âmbito da formação e do desenvolvimento de coleções, compreende-se a aquisição de material bibliográfico como parte do processo de administração e planejamento da distribuição, do controle e da utilização racional dos recursos disponíveis.
Identifica-se, localiza-se e se obtém o item para o acervo.
A eficiência deve levar o item a ingressar no acervo em menor tempo e menor custo.
O nível de complexidade irá variar de acordo com o tipo de UI.
Se é a maneira de tornar possível o que foi definido antes, deve estar ligada, ao máximo, a estas etapas, ou seja, próxima a seleção, pois depende da primeira, compartilha instrumentos auxiliares. Em algumas instituições o responsável pela seleção e aquisição é o mesmo indivíduo.
A aquisição decorres da seleção, então devem estar próximas.
Mas não poderia ser o setor de compras? Comprar mesa, cadeira, estante, livro, ar condicionado, periódico? Não! Necessita de conhecimentos específicos, visando identificar o item. Materiais bibliográficos tem especificações mais detalhadas (tamanho, encadernação especial ou não, conteúdo, edição e por ai vai). O ideal é ser realizado pelo bibliotecário ou técnico treinado.
Fases da rotina do processo de aquisição
1. Complementação dos dados bibliográficos, recorrendo-se a fontes bibliográficas apropriadas.
2. Verificação da existência do item pedido na