Aqui você tem!
O nazi-facismo, um movimento que destruiu várias vidas e deixou grandes cicatrizes na historia do homem, e ainda nos dias de hoje, traços desse movimento ainda prevalecem na nossa sociedade. Nas cenas decorrentes do filme, um aluno é excluído pelos demais simplesmente pelo fato de ser provido de uma diferença, assim os mesmo se sentem superiores ou melhores que ele somente pelo fato de serem normais em relação a ele, sendo assim a base no nazi-facismo. Uma das características principais do nazi-facismo é poder de manipular o livre arbítrio de seus seguidores, controlando seus pensamentos e atividades e seu modo de ver e pensar das coisas de modo geral. É o que chamamos de psicologia em massa, ou seja, lavagem cerebral.
(2ª) Qual a relação que podemos fazer entre a Alemanha antes da subida do Hitler e do nazismo ao poder (1929-1932) e os alunos da “experiência” feita pelo professor?
Antes da subida de Hitler ao poder em conjunto com o nazismo, a Alemanha se encontrava em uma verdadeira desordem e decadência por consequência da Primeira Guerra Mundial, e assim, também se encontrava a sala de aulas a qual é retratada no filme. O professor (Lider), como fez Hitler, assumiu o poder implantado uma disciplina em sua sala de aula transformando toda a ideologia e modo de pensar de seus alunos.
(3ª) As palavras “Disciplina”, “Comunidade” e “Ação” são coisas extremamente exaltadas no filme. Quando essas coisas podem se tornar algo positivo e quando podem ser utilizadas de forma negativa? A disciplina leva ao sucesso de qualquer ação que seja realizada posteriormente. A comunidade pode se tornar algo positivo quando seus membros trabalham em conjunto em prol de algo para o bem maior. A disciplina leva à ação. Se um grupo ou comunidade recebem uma disciplina, certamente tornam-se capacitados a realizarem uma ação obtendo desse feito resultado de sucesso e satisfação. A