Aquecimento global
Ocorrência:
Aumento das emissão de gases poluentes: (derivados da queima de combustíveis fosseis na atmosfera) formando uma camada de poluentes de difícil dispersão.
Desmatamento e queimada de florestas: (os raios dos sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como essa camada de poluentes dificulta o calor, o resultado é o aumento da temperatura global) * mais energia que chega ao solo, mais energia é liberada na atmosfera.
Concequências:
Europa: 40 graus, Ondas de calor
Brasil: Ciclones, localizados mais ou menos na costa sul e sudeste
Planeta: desertos aumentam, fortes furacões, calotas polares derretendo(ocasionando avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas, ou seja aumento do nível dos oceanos)
Eventos:
Protocolo de Kyoto
Conferência de Bali
Conferência de Copenhague – COP 15
Soluções:
3Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodíesel) e etanol.
- Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.
- Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.
- Sempre que possível, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens) ou bicicleta.
- Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem.
- Recuperação do gás metano nos aterros sanitários.
- Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos.
- Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global.
- Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono.
- Construção de prédios com