O meio ambiente
O sol é grande fonte de energia do ecossistema, por isso, os vegetais (seres autótrofos) realizam diretamente a fotossíntese produzindo compostos orgânicos, dotados de energia condessada. Um ser heterótrofo transfere sua energia alimentando os autótrofos, ocorre assim o processo denominado de fluxo continuo de energia. Há perda de energia pela transformação da mesma em calor ou produção. A energia absorvida pelos seres vivos, proporciona seu crescimento e sua realização de atividades.
Cadeia Alimentar
A troca de energia chama-se cadeia alimentar ou cadeia trófica, o esquema abaixo apresenta um exemplo de cadeia alimentar.
Vegetação – Inseto – Sapo – Cobra – Seriema
Alguns fatores podem provocar algumas alterações nesta cadeia, exemplo, o homem pode eliminar um dos seus componentes. Assim haverá desequilíbrio, como falta de predadores ou extermínio de outra espécie.
Síntese e Decomposição de compostos orgânicos
A decomposição é feita através da fotossíntese por meio de reações químicas, mostradas nesta equação:
6CO2 + 6H2O – C6H12O6 + 6O2
A fotossíntese caracteriza-se por: consumo de energia; presença de clorofila; consumo de gás carbônico; produção de matéria orgânica (glicose); produção de oxigênio livre. Os seres heterótrofos consomem o material decomposto pelos seres autótrofos, num processo de nutrição e respiração. A respiração aeróbia é uma reação inversa da fotossíntese mostrada na equação
C6H12O6 + 6O2 – 6CO2 + 6H2O + ENERGIA
O equilíbrio entre os processos de respiração e de fotossíntese deve ser garantida na biosfera, para a sobrevivência de todos os seres vivos. A respiração em ambientes onde não existe oxigênio anaerobia. Existem dois processos de decomposição de matéria orgânica: Decomposição Aeróbia utiliza oxigênio, a oxidação é completa e transforma compostos orgânicos em gás carbônico, água e sais minerais. Decomposição Anaerobia não utiliza o