Aquecimento global
FACULDADE DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
AQUECIMENTO GLOBAL
Nicoly De Oliveira Didoné
Rafaela Missiea Cinque De Lima
Manaus- AM
2014
INTRODUÇÃO O crescimento do capitalismo e o avanço tecnológico também trazem consigo vários pontos negativos, desde revolução industrial começamos a utilizar novas fontes energéticas, o que aumentou significativamente a emissão de gases poluentes na atmosfera, dentre estes os gases estufa, contribuindo para a grande variação climática observada ao longo dos anos, em consequência disto tem-se o aquecimento global, que implica em vários fatores ambientais, agravando a frequência de fenômenos naturais, e trazendo outras consequências.
Histórico do clima
As mudanças climáticas abruptas ocorridas no planeta, datam desde os primórdios de existência humana, com evidências de longos períodos glaciais, aos intensos períodos de aquecimento. Entretanto, a causa para tais eventos era natural, e o planeta passava por processos de reorganização, trazendo equilíbrio à temperatura novamente. A influência da ação humana sobre a temperatura tem sido tão catastrófica, ao ponto de ocorrer a reversão do comportamento natural do planeta de resfriar-se.
A partir da metade do século XIX, de onde datam os primeiros registros climáticos mundiais, é que são feitas as comparações de temperatura, que variaram com maior frequência, por conta do avanço das atividades industriais. O quadro a seguir mostra as variações médias de temperatura global, desde 1850 até 2013. A partir dele é possível observar que o aumento de temperatura no intervalo aproximado dos últimos 30 anos (entre 1980 e 2013) é maior, que se comparado com o intervalo dos 100 anos anteriores a esse período (de 1850 à 1980).
Fonte: Journal of Geophysical Research,117, D08101, doi:10.1029/2011JD017187.
Medição do clima e evolução do quadro
Os cálculos de