Mexico
Na dança destacam-se a dança dos velhos (La Danza de los Viejitos), "uma antiga tradição, anterior a chegada dos espanhóis, é usualmente interpretada por jovens, que imitam pessoas idosas em movimentos engraçados, com dificuldade de se movimentar e encurvados em uma bengala. Usam trajes de camponeses e máscaras de feições idosas, sorridentes e sem dentes".
http://www.youtube.com/watch?v=hdhHUvBrA7c
"Los Sembradores" é uma interpretação artística de um dos mais importantes elementos da vida: trabalhar com a terra, plantar e colher, a alegria de trabalhar em comunidade e a beleza da simplicidade. http://www.pilatesnatijuca.com.br/erico/img/sembradores.jpg "Jarabe Tapatio" ou "Dança Mexicana do Chapéu", é considerada a dança nacional do país. A dança conta uma história de amor e do namoro de um homem e uma mulher em uma festa. O namoro é percebido em várias figuras da dança, em certo momento o homem joga seu chapéu no chão e dança ao seu redor e ao redor da moça, ela pega o chapéu mostrando que aceita o seu amor, põe em sua cabeça e os dois vão embora felizes. Também tem a dança cha,cha,cha muito animada.
A dança do chapéu
A dança do chapéu é um tipo de dança mexicana que conta a história de um jovem flertando com uma mulher por quem ele está apaixonado. O nome mexicano para esse tipo de dança é "jarabe tapatia" e é a mais conhecida entre as danças mexicanas. Muitas regiões possuem suas próprias variações. Embora não seja necessário, muitas dessas variações envolvem o uso de um chapéu, tal como um sombreiro como um adereço.
Dança dos anciões
A dança dos anciões é aquela associada com o estado mexicano de Michoacan. O nome mexicano para ela é "baile de los viejos". Os trajes pra essa dança incluem